“Avante, filhos da pátria”

Entre século XVI ao XVIII se desenvolveu uma das maiores e mais importantes revoluções da história da humanidade. não alterando somente a economia, mas também proporcionando uma nova perspectiva sobre sociedade, a chamada Revolução Francesa.

A frança se dividia em três estados, o primeiro formado pelo clero, o segundo pela nobreza, e o terceiro pela burguesia, camponeses e trabalhadores urbanos, sendo que este era composto por 97% da população francesa arcando com todos os impostos cobrados com  o objetivo de sustentar o clero e  a nobreza ,que já passava por dificuldades.

O terceiro estado passa por uma situação de extrema pobreza, principalmente os trabalhadores urbanos e camponeses, ocasionando uma grande insatisfação, fazendo com que a revolta aconteça. O povo invadiu as ruas afim de tomar o poder absoluto do rei, sempre carregando consigo o lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.

O pavor da nobreza foi tão grande que, fez com que o rei Luís XVI e grande parte do segundo estado iniciasse o processo de fuga. Luis XVI e Maria Antonieta e os integrantes da monarquia foram presos e posteriormente mortos na guilhotinas. Durante a revolução, alguns bens da igreja foram confiscados e houve também o cancelamento dos direitos feudais.

Assim com o  fim da revolta o terceiro estado foi dividido em dois partidos, os jacobinos e girondinos representados respectivamente pela baixa e alta burguesia. Os jacobinos defendiam uma maior participação do povo no governo e defendiam também profundas mudanças na sociedade que beneficiassem os mais pobres, eram liderados por Robespierre e Saint-Just.

No fim do século XVIII os jacobinos assumem o poder com o direito de matar qualquer um que se apunha ao estado.

Após vários assassinatos, houve por parte da população e um descontentamento com o governo ditatorial realizado por Robespierre, sendo ele então acusado de trair seu  próprio estado. Em 1794 foi condenado à guilhotina, e morto. Por meio de um golpe, em 1795, Napoleão Bonaparte assume o poder da frança instaurando um poder ditatorial.

A revolução francesa foi um marco muito importante para a sociedade, pois foi a partir dela que se instauraram os direitos dos cidadãos, marcando também o fim da idade moderna e o início da idade contemporânea. Impôs instituições e fez ser possível o alcance do poder para qualquer tipo de classe social, favorecendo consideravelmente o desenvolvimento capitalista.

revolucao-francesa(A Tomada das Tulherias)

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS 

  • A Era das Revoluções – Eric Hobsbawm   (1962)
  • Reflexões Sobre a Revolução em França – Edmund Burk  (1790)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s