Toque Feminino

Resultado de imagem para negra de tabuleiro

Ainda no mesmo contexto da América escravista, podemos citar diversas curiosidades, em especial as negras de tabuleiro. As mãos femininas nos séculos XVII e XVIII desempenhavam um papel crucial, principalmente no comércio de produtos baixo custo (farinhas, sucos cachaças, doces, etc.), onde traziam uma grande influência para a economia colonial

  Mas quem eram as negras de tabuleiro? Podemos dizer que eram na maioria das vezes escravas de origem africana. que buscavam pela sua independência e liberdade. Muitos alimentos que conhecemos hoje, foram trazidos por essas mulheres e comercializados em lavras auríferas (lugar onde se buscava ouro) e nos que eram chamados de quitandas, vendiam também nos arrais e vilas.

  Embora, as vendas não as proporcionavam uma boa renda externa, pois seus senhores predeterminavam um a certa quantia a ser compartilhada por elas, que muitas das vezes não davam conta, com suas jornadas semanais de trabalho de suprir a dividas com os donos, gerando práticas ilegais como a prostituição. Muitas, até mesmo a livre tinha sua renda diminuídas devido aos impostos absurdos cobrados pela corte. No entanto mesmo com todos esses contrapontos conseguiram retirar sua parte, usando alguns artifícios que estavam ao seu redor como o tráfico principalmente de outro e diamante para além de suprir suas dívidas, fazer-se ricas ou livres.

  Diante os aspectos analisados, é possível compreender que a participação das negras de tabuleiro sobretudo no comercio, foi de extrema importância principalmente no abastecimento de alimentos nas regiões mais pobres. Além disso, as vendas que apesar de serem difíceis pelos diversos fatores citados em cima rendiam por sua vez a liberdade tão desejada na época.

Leituras recomendadas: “As Donas da Rua, Débora Cristina de Gonzaga Camilo”

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s