Estado ou Nação?

Há uma diferença notável entre estado e nação, conceitos no qual muitas vezes usamos inadequadamente. De uma forma simplificada o estado está ligado a organização política de um território, bem como as intuições que o constitui (Hospital, prisão, escola, o próprio governo). Mas já a nação liga-se à identidade cultural, bem como seus aspectos hitóricos do povo que a constitui. Mas muitas vezes esses conceitos podem ser associados, principalmente quando há conflitos ou guerras. Para confirmar isso, mostra-se aqui alguns conflitos causados por diferença cultural e impactos econômicos.

 

Nigéria:
Atualmente a Nigéria possui mais de 250 grupos éticos espalhados pelo país, como cristãos e mulçumanos. Os conflitos religiosos existentes lá, já mataram mais de 10 mil pessoas.

894165178d95fd7da5a9eecf528cea8e_400-700

 

Caxemira:

Em um dos maiores conflitos políticos e culturais da atualidade, pode-se certamente citar o da área indiana da caxemira, que desde 1989 vem sofrendo atentados dos muçulmanos e invasões paquistanesas. Prevê que há mais de 600.000 soldados indianos para prevenir maiores consequências.

24486f9a9444698cbf6f5d9f32c28807

(Um grupo de manifestantes contra os conflitos na Caxemira.)

Afeganistão:

Quando se ouve falar sobre conflitos causados por diferenças religiosas, a primeira imagem que temos em mente é o Afeganistão, dois grupos disputam o poder no país: Talibã, movimento fundamentalista islâmico e a Aliança do Norte. A aliança citada anteriormente recebeu apoio dos Estados Unidos para atacar o líder terrorista da Al-Qaeda, mas mesmo depois de sua morte, ataques talibãs continuam ocorrendo.

soldado-americano-afeganistao1

Sudão:

A guerra civil se prolonga mais de 46 anos, conflito étnico, racial e religioso que deixou mais de 1 milhão de sudaneses refugiados em 2006 foi assinado um acordo de paz dando fim ao conflito entre muçulmanos e não-muçulmanos, desarmando as milícias árabes, mas no mesmo ano aconteceu a chamada “pior crise humanitária do século”.

sudao-menina

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s